quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O BOBO E SEU DIÁRIO PÚBLICO


Por Afonso Júnior


"Conta-se que em uma pequena cidade do interior, um grupo de pessoas se divertia com alguém que consideravam o "idiota", o "bobo" da cidade. Um "Zé Ninguém", pobre coitado de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates por todos os lados e de esmolas.


Ao final do dia, as pessoas se reuniam em um barzinho e chamavam o bobo para juntas poderem se divertir gozando dele. Ofereciam a ele a escolha entre duas moedas, uma grande de 400 réis e outra menor, de 2000 réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos e zombaria.


Certa vez, um dos "inteligentes" do grupo chamou o bobo e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.


- Eu sei - respondeu o não tão bobo assim. - Ela vale cinco vezes menos. Mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."


Com este texto completo dois anos da Coluna Diversidade.


Nosso espaço foi criado para falar sobre acessibilidade, inclusão social e pessoas com necessidades especiais. Passou por reformulações e se reinventou, abordando novos temas como o bem-estar e a saúde do corpo e da mente. Por aqui passaram pessoas mais do que especiais... Escreveram artigos, compartilharam suas opiniões e fizeram parte deste nosso espaço.


prestes a completar dois anos de Coluna, recebo uma dura crítica sobre meus textos... "O jornal é algo muito nobre para que você faça dele um diário público".


Sei que este tipo de leitura pode não agradar a todos. Sei também que como escrevo, preciso estar preparado para receber críticas positivas e negativas. Mudar... Quem sabe? Dar um tempo... Quem sabe? Parar... Por que não?


O que importa é que talvez eu possa estar realmente fazendo o papel do "bobo" para algumas pessoas... Mas quero deixar claro que isso é um papel e não sou o único a fazer isso... Quem não se sente um bobo quando vê "ladrões engravatados" ganhando cada vez mais dinheiro em jogos sujos? Quem não se sente um bobo quando vê as péssimas condições de nossas cidades mesmo pagando impostos em tudo? quem não se sente um bobo quando vê a falta de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais? Quando vê os desvios de dinheiro do governo? Quando vê pessoas sendo enganadas? Idosos e crianças sendo mal tratados? Pessoas que vivem de trabalhar e que vão morrer trabalhando e sem aproveitar a vida? Você não se sente um bobo?


Quando escrevo meus textos e publico no jornal e na internet, estou sim querendo ser lido... Querendo fazem algumas pessoas pararem para pensar um pouco, para buscarem a calma na sua rotina, buscar a tão difícil qualidade de vida e encontrar a paz interior.


Eu sempre me permito um momento comigo. Durante minhas 24 horas do dia, pelos menos 5 minutos, me permito parar um pouco, fechar meus olhos, pensar em como está minha vida, se estou me divertindo, arejar minha cabeça, relaxar... E talvez daí surge um texto que publico. Será que estou sendo bobo por compartilhar o que tenho aprendido? Ou bobo é aquele que aprende e não consegue colocar em prática e compartilhar?


Sim, porque aprender, todos aprendem... A maneira como isso acontece é que é diferente e pode ser especial ou não... Pode ser pela felicidade ou pela dor... Pelo ódio ou pelo amor...


Aprendi com Soninha Francine que enquanto escrevemos não estamos falando com nossos leitores, mas estamos tentando fazer com que nós mesmos estejamos atentos para nos ouvirmos.


Sobre a história do bobo, fica a conclusão que podemos estar bem mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.


Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas o que relamente somos.


Quero agradecer aos meus "fiéis leitores" do jornal e do blog durante estes dois anos. A todos e-mails recebidos. A cada pessoas que teve a preocupação de parar comigo na rua e comentar algo. A quem comprou o jornal e passou os textos para frente. A quem aprendeu algo. A quem criticou e compartilhou com meus pensamentos ou a quem não gostou (saibam que foram importantes para meu crescimento). A toda equipe do Jornal Nova Gazeta e a esse Universo que descubro ser cada vez maior, cada vez mais bonito e cada vez mais correto! Obrigado!


Ah! Semana que vem tenho mais aprendizados para compartilhar com vocês! Boa semana!

2 comentários:

Danieli Castor Fotografia disse...

Continue colocando sua Alma... pura Alma... em tudo que faz, em tudo que toca, em tudo que escreve, em tudo que fala. Este é você. E que maravilha seria ser você.
Sua amiga de Ontem,Hoje e sempre... pra sempre. Danieli

Coluna Diversidade - Nova Gazeta disse...

Oi Dani! Obrigado pelo comentário! Tb adoro vc!
Abração!
Jr