quarta-feira, 27 de maio de 2009

PRONTO SOCORRO PEDE SOCORRO!







NOSSO PRONTO SOCORRO PEDE SOCORRO!

Senhor Prefeito e Srs. Vereadores,

O que está acontecendo? Onde estão vocês?

Sinto muito. Acredito que meu papel aqui na Coluna Diversidade não é o de chamar a atenção de ninguém, mas não está dando! Não posso, enquanto profissional da saúde, fechar a boca e ficar calado, observando apenas o que está acontecendo no nosso Pronto Socorro. Por favor, em nome de todos os cidadãos desta cidade, peço primeiramente respeito e depois uma solução.
Concordo que uma reforma já era tempo de fazer (apesar da promessa de um novo Pronto Socorro – mas não vamos discutir promessas aqui senão a “coisa fica preta”...). Concordo até mesmo com a falta de recursos e com as tábuas no chão e o pó de cimento espalhado por todos os lados, com o cheiro forte de tinta, afinal reforma faz mesmo uma enorme bagunça! Mas com falta de respeito com alguém que está precisando de uma ajuda e com um profissional que está trabalhando... Há, isso não dá para concordar!
Não dá para concordar com uma médica que humilha um técnico em enfermagem. Não dá para concordar com uma médica que obriga um outro profissional a pegar um aparelho de pressão rosa e enquanto ele desenvolve o seu trabalho, ela tira fotos, dá risadas e convida o restante da equipe para ver um profissional do sexo masculino utilizando um aparelho de pressão rosa. Detalhe: a paciente ainda nem tinha sido medicada, estava com duas fraturas na fíbula ocasionadas por um tombo, chorando de dor e precisando esperar as fotos da médica. Sem contar que a paciente estava sentada na única cadeira-de-rodas que tem o Pronto Socorro de Conselheiro Lafaiete e vai que precisassem da cadeira para outro paciente. Como iriam fazer?
Falta de respeito com a dor do outro não dá! Falta de respeito com o sofrimento e com a moral de outras pessoas não dá!
Por favor, o que posso fazer para ajudar? Às vezes uma campanha para doação de cadeira-de-rodas e doação de macas para a ambulância, às vezes uma palestra sobre o que é saúde, sobre promoção em saúde... Estão precisando de que? Falem, assim como eu, acredito que muitas outras pessoas querem ajudar!
Não permitam que a saúde dos lafaietenses fique assim na mão de qualquer pessoa. Não quero abrir o orkut da tal médica e ver a foto da minha conhecida (e nem de ninguém) com cara de dor e humilhação...
Estou aqui para ajudar no que for preciso. Estou aqui para, em nome dos profissionais e dos pacientes cobrar uma solução. Quero acreditar que vocês não sabem e não conhecem tais fatos, mas que agora, conhecendo, vão fazer uso do poder que possuem e mostrar resultados.
Vou confiar. Aguardo contatos.
Até a próxima semana!
Obs.: Sugiro, como amigo, que não visitem o Pronto Socorro. Isso porque as pessoas que procuram lá, nunca vão porque estão se sentindo bem, mas porque estão realmente precisando de ajuda. E somos seres humanos. Ficamos bravos quando estamos tristes ou em apuros. Acho que se vocês, responsáveis por aquele lugar, aparecerem por lá, não vão ouvir boas palavras e nem serem bem recebidos pela população que estiver presente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

DANDO CONSELHOS NA VIDA DOS OUTROS...



Você é inseguro? Conheço muitas pessoas que não dão um passo, não tomam uma decisão (por mais simples que seja) sem pedir opiniões às outras pessoas... Sem contar aquelas que sempre pedem opiniões e acabem escolhendo justamente o contrário do que lhe foi sugerido. Seres humanos, será mesmo que Freud explica?
Bom, o fato é que pedir opiniões e conselhos, nem todo mundo pede. Mas quando o assunto é dar opiniões... “Vixi”! Aí “o bicho pega”. As pessoas gostam tanto de dar opiniões na vida das outras que acabam às vezes causando enormes confusões.
Isso porque é difícil encontrar quem pratica o verdadeiro sentimento de “empatia” que é se colocar no lugar do outro e analisar cada fato, cada sentimento e cada acontecimento. A maioria das pessoas não quer nem saber, vão logo disparando: “se fosse eu...”, “se eu fosse você...” e descarregam tantas palavras que deixa qualquer um atordoado.
A grande questão é que sabemos dar opiniões na vida de todo mundo e quando é na nossa vida o assunto muda. “Sobre minha vida ninguém fala!”. “Não aceito que falem de mim!”. É, mas para ser respeitado, é preciso, primeiro respeitar.
Sempre ouvi a frase: “conselho se fosse bom ninguém dava, vendia!”. E se você é uma daquelas pessoas que adoram dar um conselho aqui e outro ali, hoje trago um texto muito interessante de uma autora que adoro chamada Iyanla Vanzant. O texto foi retirado do livro A Vida Vai Dar Certo Para Mim da editora Sextante.
A autora sugere conselhos que daria para sua filha, caso tivesse uma:


Se eu tivesse uma filha...

Se eu tivesse uma filha pequena, diria a ela tudo que acho que ela deveria saber para se preparar para a vida.
Eu lhe diria que existem dias bons e dias ruins, e que ela precisa ser grata por todos eles. Diria que ela está sempre protegida e que, independente do que fizer, sempre será amada.
Eu diria à minha filha que a vida é cheia de maravilhas e emoções, e que todas essas coisas estão à sua disposição.
Eu lhe diria que se concentre em uma coisa de cada vez. Que usufrua o mais possível cada alegria que todos os dias trazem. Diria para ela ser gentil com as pessoas, mesmo quando estas não lhe retribuírem a gentileza. Eu diria à minha filha que encontre algo para apreciar em tudo e em todo mundo.
Eu diria à minha filha que sempre conte a verdade da forma que gostaria de ouvi-la. Que sempre dê o melhor de si e aprenda com as experiências, sobretudo as dolorosas. Que lembre sempre das pessoas que a ajudaram pelo caminho e seja grata a elas.
Eu diria que as melhores coisas da vida não são coisas. São pessoas. Diria que respeite o que sente. Diria que, para manter a paz em sua vida, ela precisa ver Deus em todas as coisas e pessoas, e contar com Ele para tudo. Mas eu gostaria mesmo que minha filha soubesse que nunca precisa ter medo de cometer um erro, porque erros, quando bem avaliados, produzem mestres.

Com este texto, Iyanla mostra que dentro de nós existe uma enorme sabedoria. Se somos capazes de dar conselhos para a vida dos outros, também somos capazes de dar conselhos para nossa própria vida. Basta ouvir e obedecer os seus próprios conselhos. Qualquer coisa que você disser a outra pessoa se aplica a você!
Ouça seus próprios conselhos. Acredite neles. A sabedoria está dentro de você!
Até a próxima semana!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Feliz dia das Mães!



Olá! Hoje trago uma texto feito pela professora Mariângela e dedicado a todas as mães!

MÃE ... PUDERA !

Professora Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva

Olá, mãe! Hoje é seu dia, não é mesmo? Mas dias e dias são acumulados para você... Imagino o peso em suas costas, pois o mundo não anda legal. Mas, tenho certeza de que se cada mãe acionar em seu ser a ternura para mudar o mundo, isso acontecerá!
Mãe, você é a fonte mais luminosa aqui na Terra. A você, foi dada a força que só o Todo Poderoso concedeu! Por isso, se o mundo está mal, não tenha medos em seu coração para mudá-lo definitivamente! Por que você tem poderes, quer ver?
Você é a mudança constante! Pudera, possui um mecanismo que administra a formação humana da melhor maneira possível: a formação que parte do ventre/coração - um , não existe sem o outro!
Você é o ovário da Flor Divina trazida por Deus para a Terra - Pudera, é fecundado pela fé que não finda!
Você é o lampejo de ideias brilhantes - na hora certa e necessária - Pudera, há luz imensuravelmente peculiar: a luz do céu!
Você é a vontade em todos os dias - Pudera, pra tanta sapiência há que se ter arbítrios permanentemente...
Você é a médica das consultas do coração - Pudera, só você pode curar a dor, sem remédio!
Você é a dormência do que não gostou - Pudera, sabe bem que o que passou, passou, só o presente importa!
Você é a recompensa do que transmite a seus filhos - Pudera, o mundo só agradece!
Você é a descrição mais perfeita - no entanto nenhum artista conseguiu pintá-la como deveria - Pudera, o que é bom de verdade é indecifrável!
Você é o mundo no mundo! - pudera, só você pode construir seus impérios...
Mãe, indescritível ser, que todos, como príncipes ou princesas querem guardá-la em seu castelo, mas sabem que um dia Deus a levará para um castelo maior! Sabe por quê? Porque há castelos no céu e nestes castelos há seres que mudaram almas, corações... E quando isso aconteceu, foram chamadas as suas fortalezas que eternizam suas ações.... - Pudera, são expressões das crenças mais concretas de paz, harmonia e saber!
E se você, caro (a) amigo (a) já levou sua mãe para o castelo maior, não chore, pois é lá que são acumuladas suas obras para a purificação deste mundo - Pudera, com tanto carinho para se distribuir...
Mãe, hoje é seu dia, mas não um dia qualquer! É um dia equitativo onde o sol ou a chuva que aparecerão do céu serão mais lindos, que os pássaros cantarão com mais timbre, que as horas deslizarão mais lentamente para que sintamos o valor dos dias, que a ternura de suas palavras serão pedestais de glórias sem fim... Porque a cada balbuciar seu mãe, o mundo se tornará melhor!
Então mãe, chegou a sua hora! A hora da passeata do amor para mudar o mundo! Não importa sua idade, sua raça, seu curriculum, o tamanho de sua sabedoria - pois você mãe, sendo pobre, sendo rica, nova ou idosa, com saúde ou não - é sempre um desdobramento de ensinamentos - Pudera, mãe, pudera ... VOCÊ É SIMPLESMENTE MÃE!

segunda-feira, 4 de maio de 2009




1º de maio - dia do trabalho !




Olhando no dicionário, há muitos significados para a palavra trabalho. No entanto, escolhi este: "Esforço humano aplicado a produção de riqueza". Depois, consultando novamente o Dicionário, pesquisei a palavra esforço - "emprego de força" e em seguida, procurei o significado da palavra produção: - "Ação ou efeito de produzir ", e para terminar, o significado da palavra riqueza: e dentre tantas, escolhi -"tudo quanto é capaz de satisfazer as necessidades humanas (bens e serviços)".


E fiquei pensando no dia em que comemoramos o "Dia do Trabalho"... Todo trabalho envolve corpo, forças, mente, alegria, sensibilidade e espiritualidade . O esforço humano é insondável diante da extensão da riqueza do efeito de produzir. Produzir é gerar - é ser fértil! Tudo o que é fértil surge do amor. Por isso trabalhar é mais que produzir, é doar AMOR!


Nem todos amam seu trabalho! Que pena! Pois amar o que se faz é conquistar seu espaço verdadeiramente, é voar no infinito de possibilidades de conquistas!


A riqueza maior de todo profissional é a sua satisfação pessoal! Estar com a felicidade instalada em seu coração é ser profissional! Hoje em dias as pessoas são graduadas em diversos cursos e áreas, mas muitas vezes (posso dizer na maioria das vezes) estão insatisfeitas com o trabalho que realizam e com o local em que trabalham.


O que fazer em um momento como este? - Pense no ideal que o conduz! Afinal, temos o nosso (ou nossos) ideias a serem conquistados no Universo . E não estamos sós neste Universo. Somos acompanhados pela Luz maior para fazermos aqui no mundo o melhor trabalho possível, através de nosso esforço humano, com produções infinitas de um labor honesto e edificante , satisfazendo nossas necessidades e as necessidades de tantas outras pessoas. O trabalho de todo ser humano deve ser assim: buscar a felicidade! Todos querem a felicidade, mas para tanto primeiro devemos expandi-la a quem nos dedica todos os dias a companhia de estar ali, ao seu lado, durante a semana, mês, anos e anos de acompanhamento no trabalho.


Quantas pessoas convivem conosco em um dia de trabalho? Já pensou nisso? O que você proporcionou a elas? Uma atenção fugaz? Um sorriso? Um semblante triste? Uma mera dedicação apenas para cumprir seu dever? Qual o mistério do ser feliz em seu trabalho? Quem consegue isso é porque ganha muito dinheiro? - Não, saibam com certeza que NÃO !O verdadeiro âmago da felicidade está em poder sentrir-se realmente útil e sentir prazer com isso, poder perceber que seu trabalho é abençoado por Deus e dirigido aos que necessitam de você.


Então, seu salário produzirá em sua vida tudo o que necessitar. Pode parecer algo utópico, mas creiam, se você ama o que faz tudo flui para seu bem e o do próximo . Como disse Gandhi - "Devemos ser a mudança que gostaríamos de ver o mundo ". Então, se não está feliz no que produz, pense nestes três pontos :


1- 1/3 de minha vida passo em meu trabalho . Como posso viver bem neste tempo ?


2- Como posso construir minha felicidade estendendo-a para sociedade ?


3- Como usar meu talento para um bem maior ?


E se ao fim dessas três respostas concluir que não está no local de trabalho correto para sua satisfação pessoal, MUDE ! Não tenha medo de tentar abrir outras portas, afinal sua satisfação ou falta dela se espalhará para outras pessoas . O desafio está lançado ! - SER FELIZ ! Tudo o que mais importa é você realizar seu ofício com alegria ! Todo trabalho é um privilégio, uma oportunidade única ! Assim como você ! : - Único e essencial para o Universo ! Seja feliz para lançar sua produtividade no mercado de trabalho com o diferencial da alegria sustentável em seu peito!


A você, trabalhador brasileiro , um feliz Dia do Trabalho !


Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva


Professora