segunda-feira, 29 de junho de 2009

3000 visitas!


Olá!

Passando para agradecer!

Estamos quase completando nossos 3000 acessos!

Obrigado a todos os leitores!


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Escute a voz do seu coração




Hoje trago um texto de um cara que sou fã: Gasparetto! Esse texto recebi por e-mail e achei interessante porque traz outras visões sobre saúde. E visões que acredito e que sempre tento colocar em prática. E funciona! Quero dividir com todos os meus leitores este conhecimento.
Não perca tempo! Quando o espírito está mal, o corpo adoece. Para ser saudável, é preciso tomar decisões que fazem a gente feliz.


Por Luiz Gasparetto



Você sabia que a saúde se faz presente quando o estado psicológico está em harmonia com o espírito? Quando algo vai mal — ou seja, quando você insiste em adotar posturas de vida inadequadas —, o organismo começa a emitir alguns sinais que vão determinar algum tipo de doença.
Posturas de vida inadequadas? Pois é... Nem sempre temos a lucidez necessária para escolher os melhores caminhos diante de situações complicadas. É difícil selecionar aquilo que faz bem ao nosso espírito. Costumamos nos guiar por "acho que" e "tenho que" — vivemos alimentando preconceitos e crenças impostos pela sociedade. Sim, nós vivemos coletivamente, mas é necessário respeitar as características e convicções de cada ser.
Doença é o espírito sinalizando que você está fazendo opções contrárias à sua realização pessoal. E não pense que essa sensação de desconforto e incômodo acontece apenas no corpo. Ela pode surgir também na sua vida familiar, afetiva, sexual, profissional e social. Se alguma dessas áreas está em desequilíbrio, é porque seu espírito está tentando chamar sua atenção: "Olha o que você está fazendo comigo!".
O que há? Anda desanimado? Fique esperto, pois isso também acaba com sua saúde e sua força. Por outro lado, se você mantém o prazer em viver, aceita a realidade, tem vitalidade e vigor, aumenta o próprio bem-estar.
Então, não perca tempo: pare e repense sua maneira de ser e agir diante do desconforto pelo qual está passando. E procure ser uma pessoa melhor no dia-a-dia. Isso se chama evolução. Para o espírito, é essa vivência que conta. Se um dia você viveu de maneira melhor, trate de resgatar essa sensação, para não ficar doente. Mas calma lá, hein! Essa maneira de viver melhor não tem nada a ver com valores de moral e ideologia. Também não estou falando aqui de tomar atitudes políticas. Nada a ver. O espírito desconhece essas questões. O que ele considera? Apenas a sua vivência — ou seja, o que você viveu, experimentou, sentiu e realizou. Esse, sim, é o seu melhor. E cada um tem um.
Como eu disse, tudo evolui. Há tempos, o que havia de melhor para você, em sua vivência, era uma coisa. Hoje, pode ser outra, e amanhã outra ainda. Essa é a exigência da saúde. Seu espírito exige que você mantenha a melhor atitude, o melhor conhecimento, o melhor de você mesmo a cada minuto. Esse é o espírito da saúde!
E digo mais: confie em si mesmo e encare a vida com alegria. Assim, você colherá ótimos resultados. Não substitua a realidade por fantasias. Alimentá-las vai fazer você ficar estagnado e distante da felicidade. Momentos difíceis? Sim, todos nós temos de vencer desafios.
Então, diga a si mesmo: "Estou sempre do meu lado. Não vou me abater. Vou largar qualquer tipo de revolta. Vou centralizar minha energia no meu melhor, porque eu sou o melhor. Se eu erro, não há problema — isso é supernatural. O importante é que estou caminhando para essa situação melhor, sempre. E, com certeza, vou agarrar todas as chances que me ajudam em minha realização pessoal."

Ganhando forças!



O artigo de hoje foi escrito pela Soninha Francine, que foi publicado na revista Vida Simples do mês de junho. Achei interessante compartilhá-lo com meus leitores, porque a escritora mostra como algumas coisas simples da nossa rotina podem ter vários significados e se tornar uma verdadeira celebração à vida.
Falar de água é falar de algo que pode driblar obstáculos, que não é rígido, que toma várias formas, que pode estar em movimento ou parado. É falar de algo que satisfaz, que sacia, que está em todos os lugares e que dá vida. Bem lembrado pela autora: somos formados de água! Nossas células são formadas na sua grande maioria por água.
Se você não vai ter oportunidade de ir se divertir numa piscina, ou de tirar umas férias na praia, aproveite os momentos de contato com a água: pode ser um banho, cachoeira, ou mesmo manter um copo de água na sua mesa de trabalho ou de estudo para te lembrar que existem várias formas diferentes de driblar os obstáculos. E quando as ondas enormes de problemas aparecerem, mergulhe e sinta a calma e o silêncio. Depois retorne, renovado e cheio de novas capacidades e idéias.

POR RIOS E MARES

Tenho sonhado muito com água, e nem é preciso ter lido Freud para arriscar explicações. Além de todos os significados ancestrais – ao que tudo indica, a vida na Terra começou na água, e o meio líquido continua sendo nosso primeiro berço -, a sensação de estar na água é indescritivelmente boa. Mar, piscina, cachoeira, chuveiro ou banheira proporcionam tamanho prazer que é incrível pensar que há gente que nunca teve a oportunidade de senti-lo. Tão simples, tão básico, tão inacessível para populações inteiras. Até os animais se esbaldam na água.
Outro dia, angustiada e confusa, sem conseguir identificar claramente a razão do mal-estar, me concedi alguns instantes de loucura – peguei o carro e fui para a praia. Em São Paulo, isso significa uma viagem de pouco mais de uma hora (em um domingo normal como era aquele). Cheguei, mergulhei no mar calmo, brinquei meia hora sozinha nas ondas e voltei. Resolvi algum problema? Nenhum. Mas dei uma recuperada em minha capacidade de lidar com eles. Lembrei-me agora de um amigo obeso que adorava piscina porque literalmente não sentia o peso do corpo. Os joelhos e as costas não doíam e os movimentos eram suaves, gostosos.
Também há muitas atividades indicadas para pessoas com deficiências de todos os tipos. Conseguir equilibrar-se na água, deslocar-se com agilidade ou deixar-se flutuar fazem com que as pessoas se sintam muito mais confiantes quando estiverem de volta ao mundo seco.
Quando eu era pequena, não havia frio que me fizesse ficar do lado de fora da água. Era uma vitória entrar no mar de qualquer jeito, ainda que ar e água estivesse gelados. Hoje tenho mais preguiça de enfrentar o choque, mas ainda me sinto vitoriosa quando consigo. E toda vez penso que entrar no mar nessa condição é como se apaixonar – você diz “ah, não ta bom aqui, não vou mergulhar”. Mas ainda se lembra de como é bom estar dentro. Aí entra. E depois acostuma e não quer sair.
Às vezes me imagino no fundo do mar, imersa em silêncio apesar da agitação da superfície. Para não ser atropelado pelo estrondo e confusão das ondas, não adianta fugir e sim mergulhar pode baixo delas. Relaxar sem deixar de perceber o movimento das águas. Meditar é um pouco assim. Flutuar, mergulhar, tomar coragem, vencer a preguiça, se esforçar, ter prazer. Quase tudo que se faz na água serve como metáfora ou exemplo de como enfrentar a vida no chão. Sem falar que nós mesmos somos água. Então, vamos nos deixar fluir, arredondando as pedras pontiagudas do caminho com persistência e suavidade.
Sejamos menos rígidos e mais dinâmicos, usando a capacidade de nos transformarmos sem perder a essência, como a água cristalina que pode estar em um riacho no meio da mata ou em uma garrafa sobre a mesa – para matar a sede ou ostentar uma flor.

Pedindo desculpas!


Olá!

Semana passada não pude postar o artigo que publiquei no jornal porque estava com problemas no blog e no e-mail. Não respondi nenhum e-mail porque somente agora consegui acessá-lo!

Agora tudo está resolvido!

Forte abraço a todos os leitores!

Afonso Júnior

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cuide da Terra, cuide de VOCÊ!




Semana passada publiquei um artigo que falava do Pronto Socorro. Quero aproveitar para agradecer cada pessoa que teve o interesse de chegar, de mandar e-mails, de me contar outros acontecimentos... Não é o meu propósito, tornar a Coluna Diversidade um local apenas de denúncias. Claro, elas acontecem conforme presencio, mas quero mesmo é falar de saúde, de acessibilidade, bem-estar, inclusão social e tudo o que for ligado a novidades que nos ajudem termos uma melhor qualidade de vida. Acho que estes assuntos, como os que ouvi de algumas pessoas, sobre saúde e profissionais, deveriam ir para a página policial. Não é lá o local onde lemos reportagens sobre várias crueldades, fatalidades? Acho que as fotos de muita gente deveriam ser publicadas lá.
Bom, mas falando em qualidade de vida, hoje trago um texto da Educadora Ambiental Mariângela. Sempre presente aqui no nosso espaço, Mariângela hoje nos presenteou contando a história da Sra. Gonçalina que desenvolve um trabalho muito legal e que quero fazer parte. O texto é uma homenagem pela passagem do dia 5, dia do Meio Ambiente. Lembre-se: cuidar do ambiente externo (casa, planeta), alivia, conforta e gera saúde no ambiente interno (corpo e mente).

A CONTABILIDADE DAS SEMENTES
Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Educadora Ambiental


Escreva uma carta. Aliás, várias cartas, assim, escrevendo-as florestará o mundo!
Sim, as cartas também florirão um dia, assim como desabrocharão em seu ser! Parece algo de louco, inconstante, mas não é.
Você já ouviu falar da Sra. Gonçalina Aparecida de Oliveira? Pois é a ela que rendi minha homenagem no dia 5 de junho - Dia do meio Ambiente! A ela bato palmas verdes, pois é esta mulher que trabalha com contabilidade, e que também trabalha para a natureza - recebe e envia sementes de árvores em extinção para transformar nosso Planeta em um lugar mais verde, mais harmonioso!
Gonçalina criou em 1993 o Clube Infantil Ipê-Amarelo, onde recebia e mandava sementes de árvores em extinção. E como boas ideias nunca deixam de crescer, esse elo com a mãe natureza e Gonçalina não terminou nem se acabará jamais, pois esta mulher é incansável no desejo de ver este mundo melhor! Crê na vontade (que será realidade daqui a um tempo) tempo que lhe for mais enviado por Deus, (essa hora certa que só Deus comanda para nós), em fundar um horto florestal e criar um documento que impeça qualquer pessoa de derrubar o que ali foi cultivado.
Fiquei pensando muito em Gonçalina e com um desejo enorme de conhecê-la pessoalmente, de mandá-la muitas sementes, de dizer a todos os meus alunos que mandem sementes a ela também, que façam do correio um educandário de preservação à natureza, que façam das cartas sonhos realizados.
Está na hora de mais que mandarmos sementes, sermos sementes! Óvulos fertilizantes de homens do bem, que ao caírem sobre a terra emanem a vida pela VIDA!
Óvulos que farão nascer espécies semelhantes sempre em prol de um mundo feliz - mundo este bem verde, com muita água, muitos animais, flores, cascatas, rios, ar puro e homens que não coloquem suas vontades em primeiro lugar, esquecendo-se de que para ser feliz e adquirir o que de melhor merecemos sempre tem que estar em primeiro lugar o bem estar do próximo!
Amar a natureza! Levantar bandeiras é muito bom, fazer blitz também, mas melhor ainda é fazer! Acontecer! Assim como nossa protetora Gonçalina que acontece! Produz um mundo melhor!
Você aí, que ainda não aconteceu, ainda dá tempo! Mande sementes, receba-as também, mas plante-as! Em qualquer lugar do mundo há sempre um chão aflito querendo que seja depositado ali sementes... Este é o grito da Terra para você: - Plante em mim!
Para isso, basta enviar cartas para este endereço: Caixa postal 46002 - São Paulo - SP, CEP: 04046-970.
Assim como ela, faça um mundo mais verde, busque este mundo, aconteça no mundo! A diferença está em cada um. E este um, é claro que é VOCÊ!