quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CURSO QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO

Olá! O curso Qualidade de Vida do Idoso foi neste fim-de-semana!
Amanhã passo para postar as fotos!
Att,
Afonso Jr.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CELEBRAÇÃO

Conheço muitas pessoas que não gostam de tarô... Que não acreditam, que acham profano. Assim como conheço pessoas que não acreditam no poder da vida, não gostam de missas ou de qualquer culto, que não acreditam no poder de Deus, que são moralistas e que acham que são donas da verdade. Não tenho pretensão de questionar a fé ou a incredulidade de ninguém. Esse não é mesmo o meu papel! (Graças à Deus!)

Na semana passada aprendi uma forma muito interessante de tirar mais qualidade de vida para meus dias. Apenas sempre me faço a seguinte pergunta: Será que estou sendo o professor que Deus queria que eu fosse no dia de hoje? Será que estou sendo o terapeuta que Deus queria que eu fosse no dia de hoje? O filho? O amigo? O paciente? O chefe??? Sempre questionando meus papéis... Comecei a observar como é meu comportamento perante os pequenos desafios que aparecem no dia a dia, como me relaciono com eles e com as pessoas que me cercam. Confesso que estou mais calmo e centrado.

Para criar inspiração para o artigo de hoje, resolvi tirar uma carta do Tarô de Osho. Calma, se você for uma dessas pessoas preconceituosas a respeito desse tipo de coisa, peço sua atenção na mensagem. Não estou aqui para “ler o futuro de ninguém”, a intenção não é essa! Mas trouxe uma mensagem muito importante! Leia com calma, veja no que pode ser aplicado em sua vida. Garanto que muitas coisas legais estão nesta mensagem! Celebre sua vida!


CELEBRAÇÃO

A vida é um momento para ser celebrado, desfrutado. Torne-a divertida, uma celebração, e então você entrará no Templo. Esse templo não é para os tristes e desanimados, nunca foi para eles.

Olhe para a vida: você vê tristeza em alguma parte? Você já viu uma árvore deprimida? Você já encontrou um pássaro movido por ansiedade? Já viu um animal neurótico? Não, a vida não é assim, absolutamente.

Só o homem é que seguiu um caminho errado, se desviou em algum lugar, porque ele se considera muito sábio, muito esperto.

Sua esperteza é o seu mal. Não seja sábio demais. Lembre-se sempre de parar; não vá a extremos. Um pouco de tolice e um pouco de sabedoria fazem bem, e a combinação certa faz de você um buda...

Comentário sobre a figura:

Estas três mulheres dançando ao vento e na chuva, nos fazem lembrar de que uma celebração nunca precisa ficar na dependência de circunstâncias exteriores.

Não é preciso esperar por um feriado especial ou por uma ocasião formal, nem por um dia de sol sem nuvens.

A verdadeira celebração nasce de uma alegria que primeiro é experienciada profundamente dentro do seu ser, e que se derrama num transbordamento de canto e dança, de riso, e até mesmo de lágrimas de gratidão.

Quando você tira esta carta, é um sinal de que está se tornando cada vez mais disponível e aberto às muitas oportunidades que existem para celebrar na vida e contagiar outras pessoas.

Não se preocupe em programar uma festa na sua agenda. Deixe o cabelo ao natural, tire os sapatos, e comece a pular nas poças d`água agora mesmo.

A festa está acontecendo à sua volta, a cada momento!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Primavera!



Jardim dos Afetos



Está tudo bem? Parabéns! Pode contar comigo. Quer companhia? Lembrei-me de você. Estou torcendo pelo melhor. Em cada frase, uma gota de atenção, uma centelha de afeto. Rega que nutre nossos jardins, mais exuberantes a cada novo carinho. A falta de tempo não é desculpa para se descuidar das plantas. O que não faltam por aí são regadores – mensagem por celular, conversa instantânea, e-mail, cartão virtual e, claro, o bom e velho telefonema. Os saudosistas ainda apostam nos bilhetes escritos a próprio punho. Os mais distantes e românticos preferem reeditar as cartas. Longas, detalhadas, sentidas. Seja como for, um bom jardineiro sabe que o importante é manter a regularização da irrigação, pois dela dependem o viço das flores e a longevidade dos amores.
Interessante texto. Às vezes releio e paro para pensar em todas as relações que me envolvem, família, amigos, alunos, companhias... Somos como as estações do ano, às vezes estamos fervendo, às vezes estamos mais frios, às vezes ainda o vento sopra forte e leva muita gente para longe... O texto da Mariângela, hoje vem para nos lembrar que é primavera. Hora de regar nossas relações, de entrar em harmonia para o mundo e de perceber as cores, sons e cheiros que nos cercam!

O DOCE AR DA PRIMAVERA!



Tempo bom é o que nossos olhos sentem no coração! Claro que todas as estações são bênçãos Divinas e necessárias à nossa existência.... Mas a Primavera vem chegando e com ela nosso coração se alegra, fica em flor, é perfumado como um jardim!
Parece que existe uma sinfonia no ar, uma mensagem constante para que sejamos mais doces, mais preocupados em enxergar a paz em cada flor, em cada árvore... Em cada ser humano!
O doce ar da Primavera quer que você o inale lentamente, puxando-o como se fosse o último recurso de trazer a paz: a paz e a serenidade de um ser que quer se melhorar, quer crescer mimoso e cheiroso tal qual as flores que aparecem e enfeitam nossa vida...
As flores parecem tão delicadas, mas atrás de sua sutileza há a energia forte e desbravadora do acontecer através de tanta suavidade... Procuremos ser suaves, trazendo para nós uma energia diferente a cada dia, tentando ser ao máximo uma inspiração da natureza!
Abrace uma árvore, pergunte o segredo que vem do solo fértil, escute o cantar dos pássaros que festejam seu momento, saboreie seus frutos devagar, sentindo o doce na medida certa para seu organismo, aprecie suas folhas, suas flores, seu tronco, seus galhos – quantas vezes você já viu tantas árvores e nunca as apreciou corretamente?
A Primavera é a estação que pode lhe trazer mais equilíbrio devido à suavidade de sua existência tão poética e transformadora... Tão bela frase de Cecília Meireles soube transbordar de realidade perfumada: “Aprendi com a Primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.” Que esta Primavera traga a todos um perfumado voltar, que não olhem a caminhada dura, triste, indecisa, chorosa, difícil, - mas que olhem para frente, seguindo o aroma da estação, desejando do fundo do coração “iniciar-se”, “reconquistar-se”, e “condecorar-se” do título mais nobre que cabe ao homem -o título da esperança!
Espere sempre melhoras, mesmo que estas ainda estejam longe de acontecer – virão tal qual a Primavera - no momento correto, na hora mais certa!
Aprenda diariamente com a natureza: depois de um inverno longo, esperanças otimistas chegarão, trazendo novo ar no coração!
Guarde em outras estações o perfume doce da primavera em um frasco especial: - o frasco da memória, para que em um momento de desencanto possa se deliciar através de sua mente com o aroma saudoso, portanto tão presente a lhe fazer lembrar que “- não se aborreça, logo a Primavera virá trazendo o doce ar da esperança a serenar seu coração!” Feliz Primavera a todos!!!!

Mariângela de Lourdes Coutinho Souza Silva
Educadora Social
dmariangela@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Qualidade de Vida do Idoso


Chegou a hora!
É este fim-de-semana!
- Curso Qualidade de Vida do Idoso -
Se você ainda não fez sua inscrição, entre em contato:
falecomjunior@hotmail.com
Ainda há tempo!


Nós que buscamos ter mais qualidade de vida, precisamos o tempo todo estarmos ligados em tudo o que está acontecendo ao nosso redor.
Saber envelhecer não é para todos! Mas todos envelhecemos...
Pensando nisso, vamos oferecer um curso sobre Qualidade de Vida do Idoso.
Voltado para pessoas que trabalham na área da saúde, que são estudantes ou mesmo que não estão nessa área mas interessam pelo assunto e também querem saber "envelhecer com o corpo e a mente sã".
Entender o processo do envelhecimento a nível de corpo e de mente, este é nosso objetivo.
O mercado de trabalho nesta área está cada vez melhor e é necessário formação e conhecimento.

As vagas serão limitadas e todo aluno receberá seu certificado e material para o curso.

Palestras e Vivências com: Afonso Júnior (Terapeuta Ocupacional) e Cristiane Souza (Psicóloga)

Data: 26/09 e 27/10 ATENÇÃO PARA NOVA DATA!!!

Vagas: 30

Valor: 50,00 (Veja se você tem direito ao desconto especial!) - O valor é incluído os dois dias e o material.

Teremos sorteios de vários brindes e descontos especiais de 20% na compra de livros! Apenas para os participantes do curso!






APOIO:

Espaço Corpo & Mente - Avenida Prefeito Telésforo Cândido de Rezende, 550, sl. 403, Centro, Conselheiro Lafaiete - MG - Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Shiatsu, Fisioterapia Estética e Massagens.

ATENÇÃO PARA O NOVO ENDEREÇO:
Local: ESTEC - Escola Técnica da Saúde!


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Exercícios Físicos na Terceira Idade


Olá! O texto de hoje foi escrito pela Josiane Roberta de Oliveira Gonçalves. Ela nos conta sobre a importância do exercício físico e sobre o grupo Bem Viver de Conselheiro Lafaiete!

GRUPO BEM VIVER

Na atualidade observa-se um processo de mudança do conceito idoso, já que eles vem ocupando cada vez mais os diferentes espaços sociais. Diante dessas mudanças, é necessário uma nova visão para a abordagem de questões comuns a terceira idade, tais como o isolamento social (afastamento tanto da família quanto da sociedade), as perdas, a inflexibilidade do tempo, a memória, a auto-estima, a qualidade de vida, as limitações físicas (como não ter auto-decisão dos seus atos), entre outras.
Além de considerar as diferenças individuais com relação à definição do que é envelhecimento, um aspecto importante que deve ser apontado é a sua integração no espaço social e as dificuldades de às vezes, delimitar o que e “saúde” e “doença”.Envelhecimento humano não se trata da incapacidade física e mental de uma pessoa, mas sim de um processo contínuo e finito, no qual a imagem do corpo tem uma significativa fundamental, e a perda da autonomia e a capacidade de tomar decisões é o limite entre saúde e doença, responsável pela repreensão dos idosos na sociedade.
Considere-se que a “velhice é um estado normal da vida”, porém, comparando-se idosos da mesma idade, será considerado sadio aquele idoso que manifestar maior capacidade de adaptação física, mental e social ou uma recuperação mais rápida diante de uma doença.
A reserva biológica do individuo diminui à medida que ele envelhece, o que reduz consequentemente a capacidade de equilíbrio, “um luxo que todos nós temos e não abrimos mão”.
Os sentimentos de solidão e a sensação de dependência vivenciadas por muitos idosos se justificam porque, durante toda a vida, o ser humano se prepara para se tornar independente, negando que essa independência seja relativa. Esse cultivo a uma independência ampla se choca na velhice, antagonizada pela probabilidade de uma dependência, simbolicamente depreciada e socialmente desprivilegiada.
Na verdade, não são necessariamente os idoso que tendem a se isolar, e sim a sociedade que os exclui por meio de mitos expressos em inverdades sobre eles, como achar que não aprendem, não tem futuro, não podem decidir o que é melhor para eles ou conviver com outras gerações, não tendo mais nada a contribuir na sociedade; é ridículo como a sociedade os julgam, temos que quebrar este tabu!
Ao passar do tempo acontecem mudanças físicas que são reparadas como: perda de pigmentação, textura e elasticidade da estrutura, rarefação dos ossos e tendência a dormir menos.
Infelizmente esse processo não pode ser evitado, mas pode ser retardado com: cosméticos, intervenções médicas e com o principal: exercícios físicos.
Já está bem estabelecido que o sedentarismo está associado há várias doenças e que exercícios físicos realizados de forma regular trazem inúmeros benefícios, incluindo diminuição do risco de morte por doença cardiovascular. Reduz o risco de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol; Reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, incluindo o câncer de cólon e mama; Melhora quadros de depressão, ansiedade e promove bem-estar psicológico; Ajuda a controlar o peso, melhorando a força muscular e diminuindo a quantidade de gordura; Protege ossos, músculos e articulações, diminuindo dores em geral e reduzindo o risco de queda nos idosos. Quando se inicia a prática de exercícios físicos, pode-se sentir alguns benefícios psicológicos, por exemplo, muitas pessoas, depois de praticar, tem uma sensação de bem-estar e, geralmente, isso está relacionado ao aumento de produção, pelo cérebro, de uma substância química denominada endorfina. Essa substância atua como antidepressivos naturais e podem ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada.Os ansiosos e deprimidos podem melhorar sua disposição depois de praticar exercícios físicos durante algum tempo. O exercício físico ajuda a lidar com o estresse e promove um sono regular, mais profundo e regenerador.
Ao praticar exercícios físicos, a pessoa sente-se mais saudável, o que aumenta a autoconfiança e a autoestima. Pode ser extremamente gratificante atingir os objetivos a curto prazo dentro de um cronograma de exercícios físicos. Fazer parte de uma equipe ou inscrever-se em clubes recreativos ou academias pode ser uma boa maneira de ampliar o círculo de amigos. Os esportes coletivos encorajam o respeito mútuo, a divisão de responsabilidades e a autodisciplina.
O Grupo Bem Viver atua na prevenção dessas patologias e promove a melhora da saúde e qualidade de vida de seus participantes.Sempre é hora de mudar seu estilo de vida! Pratique atividade física e tenha uma vida com mais saúde e bem estar!
Entre em contato com a Josiane pelo e-mail: josy.p.itty@hotmail.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Adulto-velho ou adulto-criança?


Estamos constantemente ouvindo que brincar é importante, mas nem sempre sabemos o que acontece quando a criança brinca. Brincar desperta a curiosidade, a imaginação e uma série de aprendizagens motoras e psicológicas. É evidente então que o brinquedo pode revelar e identidade social da criança e como conseqüência, do adulto que ela virá a ser. Sério isso, né?

Descobri com Eugênio Mussak que a infância não é apenas uma fase da vida, um ciclo biológico que passa. Infância é mais que isso! É um estado de espírito, cheio de qualidades que promovem o desenvolvimento da alma. Sendo assim, a infância não termina quando chega a idade adulta (a não ser para aquelas pessoas que “envelhecem a alma” e se tornam sérios demais, compromissados demais, chatos demais...). Será que você é um adulto-velho ou um adulto-criança?

O texto de hoje foi escrito pela Daniela, Letícia, Natália e Jaqueline, alunas do 8º período do curso de Terapia Ocupacional da UNIPAC Lafaiete. Elas estão contando como é importante brincar.

Lembrando que ser um adulto-criança, como aprendi com o Eugênio Mussak, não é ser alguém irresponsável. Ter uma alma criança é muitas vezes “deixar-se levar pela imaginação, não ter medo de ir contra a maré da “adultice”, de dar risada de si mesmo, abraçar a espontaneidade, correr, gritar, pular, usar o siso somente quando necessário e abusar – e muito – do riso”.

Afinal, brincar é realmente importante?

No decorrer da vida e do desenvolvimento humano, passamos por muitas mudanças, desde a concepção até a morte. Tais mudanças são mais óbvias na infância, sendo que, para que a criança tenha um desenvolvimento físico, biológico e emocional de maneira ideal, é imprescindível que o brincar faça parte de seu contexto, em um ambiente saudável, onde as mesmas possam ser estimuladas.

O ambiente em que a criança vive pode dar diferentes formatos ou moldar aspectos do seu comportamento. O ambiente positivo age como facilitador do desenvolvimento normal, pois possibilita a exploração e interação com o meio. Entretanto, o ambiente desfavorável lentifica o ritmo de desenvolvimento e restringe as possibilidades de aprendizado da criança.

E por meio da sua capacidade de brincar, de explorar o ambiente e executar suas capacidades motoras, sensoriais, emocionais e sociais que a criança constitui a base para estruturação de habilidades, logo que o brincar está presente na vida da criança desde o inicio de sua vida, quando a mesma manipula sua mão e brinca com ela e posteriormente passa a brincar com tudo ao seu redor.

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil, como, por exemplo, quando a criança imita sua mãe em uma tarefa da casa. Brincando, sua inteligência e sua sensibilidade estão sendo desenvolvidas. A qualidade de oportunidades oferecidas às crianças, através de brinquedos e brincadeiras garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

O brincar espontâneo, concentra nele a criatividade e o movimento livre, sendo uma maneira pelo qual a criança se prepara para a vida dentro de sua própria percepção do mundo vivido, assumindo varias formas: “faz-de-conta, fantasia, companheiro imaginário, etc. Através desse tipo de brincar, a criança consegue satisfazer-se e resolver seus problemas”.

Frequentemente, o brincar é visto como recreação, quando deveria ser percebido enquanto fenômeno de recreação, apesar de todos os estudos a respeito do brincar, ele ainda é desconhecido quanto um processo de suma importância para o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, onde o mesmo não é tratado como uma atividade séria, no qual exige da criança esforço intelectual, cognitivo, motor, intra e extra pessoal para a sua realização.

Por isso, a brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.

A partir destes conceitos fica evidente a necessidade de considerar que o brincar é um instrumento riquíssimo que auxilia a promover um trabalho preventivo e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

O brincar é citado como sendo uma atividade de grande importância para o estabelecimento de elos afetivos, indispensáveis para a estruturação de uma personalidade saudável e feliz, sendo um processo que faz parte da vida humana pelo qual a criança se adapta ao ambiente ou adapta o ambiente a sua vontade.

A Terapia Ocupacional que utiliza o brincar como recurso terapêutico, busca estimular a motricidade, o desenvolvimento intelectual, a linguagem e a relação social, levando sempre em consideração as potencialidades que a criança apresenta e não apenas as suas dificuldades, modificando e inserindo novos comportamentos, com o propósito de ajudá-la a superar obstáculos. Para o Terapeuta Ocupacional a brincadeira escolhida é utilizada para estimular determinadas habilidades, não apenas como diversão ou uso do tempo ocioso.

Daniela Miranda e Sousa (danielamsto@yahoo.com.br)

Letícia Louise Tavares de Paula (leticialtpaula@yahoo.com.br)

Natalia Fernanda dos Santos (natyfernanda@yahoo.com.br)

Jaqueline Deborah de Andrade (jaquelinedeborah@yahoo.com.br)